sábado, 3 de julho de 2010

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN ANGÉLICA SEITENFUS AULER
CURSISTA – ANDRÉIA ROSANE LONGHINI BALZZAN

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS:
Para mim é possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento, sim, pois a metodologia de projetos traz um grande potencial para se romper com o isolamento das disciplinas, mas isso não significa que tudo tenha que ser somente com projetos.
Há momentos em que o professor precisa dar uma aula interativa, fornecer informações ao aluno, mas o que importa é que isso se faça com vistas à aprendizagem significativa para o aluno. De acordo com o objetivo pedagógico e a potencialidade de cada recurso.
Por isso é importante no trabalho com projetos em sala de aula permitir que o aluno represente o seu conhecimento, de modo que ele possa identificar o que sabe e o que precisa buscar para aprofundar esse conhecimento. Do mesmo modo, o professor pode identificar as dificuldades e descobertas do aluno e intervir em seu processo para provocar o desenvolvimento. Aí reside a maior potencialidade do uso do computador em educação (pesquisa, vídeos, entrevistas, dados, troca de informações, etc.).
O trabalho com projeto deve ser comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.
Considerando o que a professora Elizabeth fala em sua entrevista digo que o professor precisa ter clareza sim, de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver, refletindo sobre os caminhos que estão sendo percorridos, comparação entre os resultados obtidos e os previstos, de modo a identificar se há necessidade de replanejar.” E ainda: “Se fizermos do projeto uma camisa-de-força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário