quinta-feira, 26 de agosto de 2010

As principais características de um currículo que contribua de fato para uma escola de qualidade é um currículo flexível, é um currículo que esteja aberto para atender a mudanças ou na sociedade, ou na escola, ou na própria sala de aula; um currículo que proporcione ao aluno uma compreensão mais precisa do mundo em que vive; um currículo que o faça crítico do ambiente cultural em que está inserido, que o ajude a analisar os elementos que o cercam; que o ajude a compreender melhor os artefatos culturais com que ele está habituado a lidar, com os quais ele está familiarizado, como por exemplo: uma novela, um anúncio, um programa de televisão. Ser um espaço de pesquisa. Um espaço em que professor e alunos procurem juntos compreender problemas procure juntos buscar novas aprendizagens, e passem juntos a dominar meios de adquirir novos conhecimentos, novos conteúdos e dominar as tecnologias existentes. Concordo com minha colega e amiga Dianete quando ela fala que “O grande desafio da atualidade consiste em levar para sala de aula toda essa tecnologia disponível, mas implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como um todo”.
- Precisamos estar abertos a estas mudanças!